Alopecia areata: conheça suas causas e sintomas

> Alopecia e Calvície > Alopecia areata: conheça suas causas e sintomas

Cerca de 2% da população mundial é afetadas com a alopecia areata, que não está relacionada diretamente a nenhuma causa. Esse tipo de alopecia, atinge homens e mulheres em qualquer faixa etária, também é conhecida como peladeira. Isso porque a alopecia areata dá origem a áreas calvas ou seja, sem cabelo circulares ou ovais. Além do couro cabeludo, a queda também pode afetar a barba, o bigode, as sobrancelhas, os cílios e outras áreas do corpo.

Afinal como a alopecia areata aparece? Separamos suas causas e soluções:

Sintomas

Afinal esse tipo de alopecia só é notada quando os fios caem, deixando áreas calvas no couro cabeludo de forma circular ou oval, e aparecem em grupos e em diferentes regiões. Em alguns casos, o paciente também pode notar ardência ou coceira na região afetada, além de uma pigmentação rosada no local. Assim, outro sintoma, nem sempre presente, é o enfraquecimento das unhas, que podem apresentar alteração na forma e no relevo da superfície.

Apesar de raras, a alopecia areata pode ser total, quando o paciente perde todo o cabelo da cabeça, ou universal, quando caem todos os pelos do corpo.

Causas da alopecia areata

Não se sabe a causa exata deste tipo de alopecia, mas médicos e pesquisadores costumam associá-la ao estresse, à queda do sistema imunológico e à presença de doenças autoimunes, como lúpus e psoríase, que acabam afetando os fios em fase de crescimento.
Qualquer pessoa pode sofrer com a alopecia areata, mas vale lembrar que ela não é contagiosa. Um ponto positivo deste tipo de alopecia é que ela não provoca a destruição dos folículos e os pelos voltam a crescer naturalmente quando os folículos voltam a ser estimulados.

Tratamento

O dermatologista especializado em tricologia é o profissional indicado para saber qual o melhor tratamento para cada caso. Ele irá avaliar a extensão da área afetada e a progressão da queda dos fios, para só depois começar o tratamento tópico, oral ou, ainda, com injeções de corticoides e vitaminas na região afetada. Essas opções servem para estimular o crescimento e o fortalecimento dos fios. A terapia com laser de baixa frequência também é uma opção, assim como os apliques, que ajudam a disfarçar as áreas calvas enquanto os fios não se recuperam naturalmente.

Quando a área afetada é muita extensa, o mais indicado é o transplante capilar. Popularmente conhecido como implante capilar, ele é a solução definitiva para recuperar o cabelo. Realizado por um cirurgião plástico, o procedimento enxerta na área calva folículos saudáveis retirados das laterais e da região da nuca. O cabelo implantado não volta a cair.

Uma solução estética, e que não pode ser considerada exatamente como um tratamento, é a micropigmentação. Não deixe de conhecer as diferenças entre implante capilar e micropigmentação.