Barba caindo? Descubra o que pode ser

Barba e Bigode
> Barba e Bigode > Barba caindo? Descubra o que pode ser

Quando você vai lavar o rosto durante o banho ou quando acorda pela manhã e percebe que sua barba caindo, certamente, sente uma forte sensação de desconforto, seguida de preocupação, certo? Pois saiba que esse sentimento é perfeitamente normal, afinal de contas, quase ninguém sabe que os fios da barba podem cair, assim como os fios de cabelo.

Os pelos da barba caindo é um problema mais comum do que se pode imaginar e tem causas variadas, que vão desde estresse e alimentação desequilibrada até a presença de doenças autoimunes, como alopecia areata. Muitos homens acabam não percebendo que têm esse problema porque estão acostumados a se barbear diariamente, deixando a pele do rosto sempre lisinha. Agora, os que são adeptos da barba seja ela curta ou longa conseguem notar melhor qualquer alteração no volume e espessura dos pelos do rosto.

A seguir, explicamos os principais fatores que levam à queda dos fios da barba.

Estresse e barba caindo

Esse é um dos principais fatores que levam à queda dos pelos e também pode interferir no crescimento natural da barba. Isso acontece porque o estresse inibe o crescimento dos pelos da face, ao mesmo tempo em que inflama o bulbo, impedindo a circulação sanguínea ? que é responsável por levar os nutrientes para os fios. Além disso, o estresse pode alterar também a produção da oleosidade facial, o que pode levar à obstrução dos folículos pilosos.

Má alimentação

Ter uma alimentação pobre em nutrientes, com deficiência em vitaminas e minerais, está entre as principais causas da queda dos pelos da barba. A falta de nutrientes, como proteínas, zinco, ferro, silício, vitaminas A, B, C e E, cálcio, magnésio, pode causar o enfraquecimento, o desgaste e a perda dos pelos da barba. Outro ponto de atenção é a falta de ingestão de água. Manter o corpo hidratado garante que a barba cresça saudável e com aparência viçosa.

Alopecia

A alopecia é uma das causas mais comuns para a queda de pelos do corpo, inclusive da barba, e pode ter causas ligadas à herança genética, micoses ou doenças autoimunes, por exemplo. Geralmente, a alopecia na barba é a do tipo areata, que não tem causas conhecidas, apesar de estar muito relacionada com os quadros de estresse. Sua principal característica são falhas em formato circular e que deixam a área atacada completamente lisa. Esse quadro pode ser revertido com o uso de medicamentos ou de pomadas, que devem ser prescritos por um médico dermatologista ou tricologista.

Falta de cuidados

Assim como o couro cabeludo, a pele do rosto exige cuidados especiais para manter os pelos da barba saudáveis. Mas nada de exageros! Assim como a falta de higienização da pele do rosto pode causar problemas na barba, o uso excessivo de produtos adstringentes, de sabonetes e de esfoliantes, resseca a pele e também interfere na saúde e beleza dos fios. E nada de manter a barba sempre molhada: esse costume só deixa o ambiente propício para a proliferação de fungos que causam micoses e podem desencadear a queda dos pelos.

Para te ajudar a ter hábitos mais saudáveis no cuidado com a sua barba, listamos cinco dicas práticas para o seu dia a dia. Confira!