Perda de densidade capilar nos homens: como resolver?

Cuidados e Tratamentos
> Cuidados e Tratamentos > Perda de densidade capilar nos homens: como resolver?

Densidade capilar é a quantidade de fios presentes por centímetro quadrado (cm²) no couro cabeludo. Quanto mais fios concentrados por cm², mais cheio aparenta ser o cabelo. Com o passar dos anos, no entanto, é natural que essa quantidade diminua e o cabelo fique mais ralo. E muitos integrantes da ala masculina se incomodam com isso, principalmente porque a perda de densidade capilar nos homens é um dos sinais da calvície.

A calvície, reflexo mais grave da queda de cabelo, não afeta apenas os homens mais velhos, ela pode dar seus primeiros sinais ainda na adolescência é a famosa alopecia androgenética. Nesses casos, é bastante comum que o homem fique careca bem antes de atingir os 25 anos. Mas, independentemente da faixa etária, quando o paciente se depara com a queda de cabelo, é essencial que ele procure um médico tricologista ou um cirurgião plástico para ver quais os possíveis tratamentos para amenizar a queda de cabelo e recuperar a densidade capilar. 

Continue lendo este artigo para entender quais são as alternativas para combater a perda de densidade capilar nos homens:

Medicamentos

Os estágios iniciais da queda de cabelo podem ser controlados com o uso de medicamentos específicos para cada quadro. E é o médico quem irá determinar isso. Os medicamentos podem ser de uso tópico, como cremes e xampus, por exemplo, ou via oral, como cápsulas para a reposição ou inibição hormonal. As substâncias mais utilizadas para combater a queda dos fios são o minoxidil e a finasterida. Mas, antes de começar o uso de qualquer uma delas, deve-se levar em consideração possíveis efeitos colaterais indesejados provocados pelo medicamento. Também podem ser indicadas injeções de corticoides ou de complexos vitamínicos diretamente no couro cabeludo para o tratamento da queda capilar. Todas essas alternativas podem apresentar resultados positivos, diminuindo a queda e estimulando o nascimento de novos fios. O tempo de uso de cada medicamento varia conforme o caso. Ah, e não custa lembrar: jamais faça automedicação para não colocar sua saúde em risco. Somente o médico é quem pode prescrever um medicamento para você usar com total segurança. 

Micropigmentação e maquiagem capilar

Essas são duas alternativas temporárias que ajudam a disfarçar as áreas onde o couro cabeludo está mais aparente. A maquiagem capilar pode ser feita com a aplicação de queratina em pó sobre os fios ainda presentes na cabeça para aumentar sua espessura e provocar a ilusão de ótica de que há mais cabelo. Já a henna ajuda a tingir os fios e o couro cabeludo (sim, a pele!), cobrindo as áreas falhas e dando, também, a sensação de maior densidade capilar. Nesse caso, no entanto, é essencial acertar na cor da henna para que ela fique na tonalidade do cabelo e garanta a naturalidade do resultado. 

A micropigmentação é outra alternativa temporária para camuflar as zonas com baixa densidade capilar. Essa técnica é uma espécie de tatuagem aplicada na região afetada pela falha. Os fios são desenhados, um a um, na área desejada, com pigmentos próprios para o couro cabeludo, que penetram nas camadas superficiais da pele. Como o pigmento tende a desbotar com o passar do tempo, recomenda-se que seja feita a manutenção da técnica uma vez por ano. Se bem executada, a micropigmentação oferece um resultado bem natural. 

Implante capilar

Única solução definitiva para recuperar as áreas afetadas pela calvície, o transplante capilar popularmente conhecido como implante capilar utiliza fios de cabelo do próprio paciente para cobrir as áreas calvas: eles são retirados de áreas saudáveis (doadoras) e implantados no couro cabeludo em regiões com baixa densidade capilar ou ausência de folículos.

A união das técnicas de implante capilar para extração (FUE – Follicular Unit Extraction) e implantação direta (DHI Direct Hair Implantation) permite que o paciente tenha uma recuperação mais tranquila, com cicatrizes praticamente imperceptíveis e resultado bem próximo ao do cabelo natural. Isso tudo, claro, se a cirurgia for realizada por um cirurgião plástico especializado em transplante capilar e se o paciente seguir corretamente as orientações durante o pós-operatório.

E você, sofre com a perda de densidade do cabelo Já tem o diagnóstico das causas. Conheça a Clínica Santiago Hair e agende uma avaliação sem compromisso.

Conheça os principais tratamentos para a queda de cabelo.

Clique e Baixe o e-book gratuitante