Mitos e verdades sobre saúde capilar
Quando o assunto são as doenças capilares, há muita crendice envolvida. E isso só faz com que as pessoas se sintam perdidas na hora de escolher o que fazer para amenizar um pequeno incômodo com os fios, como o excesso de oleosidade, ou até mesmo eliminar um problema mais grave, como a caspa. Independentemente do mito (ou da verdade) em questão, a primeira coisa que você deve fazer ao notar os primeiros sinais de que há algo diferente com o cabelo ou com o couro cabeludo, é procurar um médico tricologista para identificar o problema em questão e começar o tratamento adequado.
Confira a seguir quais os principais mitos e verdades sobre saúde capilar:
É possível ter micose no cabelo
VERDADE. Também conhecida como Impinge ou Tinha, a micose capilar é provocada por fungos que se alimentam da queratina presente no couro cabeludo. Apesar de poder surgir em qualquer idade, ela é mais comum nas crianças. Essa doença se caracteriza pela presença de lesões avermelhadas e escamosas, algumas vezes, com prurido. Quando atinge o couro cabeludo, pode levar a perda de cabelo na área afetada. O tratamento é feito com loções tópicas, mas caso a extensão da área afetada seja muito grande, pode ser preciso o uso de antifúngicos via oral.
O cabelo deve ser lavado todos os dias
MITO. Cada pessoa tem uma necessidade específica para lavar os cabelos, que pode ser diária ou não, de acordo com seus hábitos e tipo de cabelo. Mas, de maneira geral, recomenda-se que os fios normais (ou seja, que não sofram com excesso de oleosidade) sejam lavados em dias alternados para evitar que fiquem ressecados ou sebosos demais. Além disso, é muito importante usar produtos adequados para o seu tipo de cabelo e evitar lavá-los com água muito quente, para não agredir o couro cabeludo e incentivar a produção de oleosidade.
A escova do salão de beleza pode transmitir micose
VERDADE. Micoses e outros tipos de problemas provocados por bactérias podem ser transmitidos pelo contato pessoal ou pelo compartilhamento de acessórios, como escovas ou pentes. Por isso, todos os materiais do salão de beleza devem ser limpos e esterilizados na autoclave, principalmente os que entram em contato com o couro cabeludo e com a corrente sanguínea.
Caspa é sinônimo de falta de higiene
MITO. A caspa pode surgir por inúmeros fatores, como estresse e carga genética, além da falta de higiene adequada. O seu tratamento é indicado pelo médico tricologista, fazendo o uso de xampus, loções ou medicamentos específicos.
Calvície tem cura
MITO. A calvície originária da alopecia androgenética que é hereditária e costuma afetar homens a partir do fim da puberdade? pode ser adiada, mas não tem cura. No entanto, vale lembrar que há, sim, uma solução definitiva para recuperar o cabelo nas áreas calvas, que é transplante capilar.
Agora que você já conhece sobre alguns mitos e verdades sobre saúde capilar, talvez queira se aprofundar.
Saiba como é feito o transplante capilar e quais os resultados esperados, não deixe de ler os outros artigos do nosso blog.