O que você precisa saber sobre calvície masculina

Alopecia e Calvície
> Alopecia e Calvície > O que você precisa saber sobre calvície masculina

Calvície e queda de cabelo são coisas totalmente diferentes, mas, na cabeça da maioria dos homens representam a mesma coisa: que estão ficando carecas!

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que mais da metade dos homens no mundo sofre com algum grau de calvície. E, de acordo com dados da Sociedade Brasileira para Estudo do Cabelo (SBEC), há cerca de 42 milhões de homens calvos no Brasil.

A queda de cabelo nos homens pode ser ocasionada por diversos motivos, desde uma alimentação desequilibrada, estresse, higienização inadequada do couro cabeludo, alterações hormonais e herança genética neste caso, dando origem à alopecia androgenética.

Mas, antes de submeter-se a qualquer tipo de tratamento, é preciso se informar. Por isso, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre a calvície masculina.

Quais os principais sintomas da calvície masculina?

Esse é um questionamento muito comum entre os homens que notam um excesso de fios sobre o travesseiro ao acordar ou uma perda anormal de cabelo ao penteá-lo. Essa perda só deve ser analisada com preocupação se for, realmente, fora da normalidade. Afinal de contas, todo adulto perde, por dia, uma média de 100 fios de cabelo.

Quando a queda dos fios ocorre de maneira significativa nos homens, é comum que comecem a surgir áreas com rarefação capilar, tanto na parte frontal do cabelo conhecida como entrada , quanto na região superior do couro cabeludo, a famosa coroinha de padre.

Os primeiros sinais da calvície masculina podem começar a aparecer entre 17 e 25 anos, mas eles tendem a ser mais frequentes após os 40 anos. Em qualquer caso, a avaliação médica é fundamental para identificar suas causas e indicar os possíveis tratamentos.

Quais as principais causas da calvície masculina?

A queda capilar pode ser desencadeada por doenças autoimunes, como a alopecia areata, em que o sistema imunológico reconhece o folículo piloso (onde está localizada a raiz do cabelo) como um inimigo e acaba o atacando, fazendo com que ele fique inativo.  

O estresse e a ausência de vitaminas e minerais no organismo também são fatores que podem influenciar na queda dos fios em homens, pois eles influenciam diretamente na produção dos hormônios responsáveis pela saúde do cabelo. Existem ainda as causas de queda capilar ligadas a fricção excessiva dos fios (alopecia traumática) e a presença de fungos no couro cabeludo, ocasionada pela má higienização da área.

Outra causa bastante comum da calvície é a carga hereditária, responsável pela alopecia androgenética. Ela provoca o afinamento progressivo dos fios e a redução dos tamanhos dos folículos capilares pela ação do hormônio DHT (di-hidrotestosterona), derivado da testosterona. Esse processo é chamado de miniaturização dos fios e não possui cura.

Quais os tratamentos para a queda de cabelo no homem?

O primeiro passo é procurar um médico dermatologista ou tricologista que é especializado em cabelo para ele checar quais as causas desse problema. Detectado isso, o profissional irá apontar a melhor solução para cada caso, que pode ser desde o uso de suplementos vitamínicos intraoral e de xampus e loções tópicas, até a indicação de mesoterapia capilar e de transplante capilar.

Calvície tem solução?

Isso vai depender do tipo de alopecia do paciente. Se a queda de cabelo for causada por estresse ou pela má higienização, por exemplo, é possível reverter o quadro com a ajuda de tratamento. Já se a alopecia tiver origem genética, não há cura, apesar de existir, sim, uma solução para devolver cabelo para as áreas calvas. Estamos falando do transplante capilar, técnica definitiva que implanta folículos saudáveis retirados do próprio paciente nas áreas sem cabelo.

Se você deseja conhecer mais sobre o transplante capilar, leia o artigo específico sobre o assunto.