Tricologia: você sabe o que é isso?

Alopecia e Calvície
> Alopecia e Calvície > Tricologia: você sabe o que é isso?

Nosso corpo é repleto de pelos, dos pés à cabeça, literalmente. Antigamente, eles tinham o papel importante de proteger a pele das agressões externas como vento e raios solares e de manter o corpo aquecido. Hoje, a história é um pouco diferente, já que existem as roupas para fazer esse papel. Você sabe o que é tricologia?

Há, no entanto, alguns pelos que possuem funções mais específicas e são fundamentais para o nosso bem estar, como os pelos das entradas das narinas (que ajudam a filtrar o ar e evitar que pequenas impurezas sejam inaladas), os das sobrancelhas e dos cílios (que evitam que o suor e a sujeira caiam nos olhos e atrapalhem a visão) e os dos ouvidos (que servem de barreira para a entrada de micro-organismos).

Outro pelo que é muito importante é o cabelo sim, ele também é considerado um pelo por ter origem em um folículo piloso, já que protege o couro cabeludo da radiação solar, que está cada vez mais forte. Mas, além da proteção natural contra os raios UVA e UVB, o cabelo também tem uma função social importante. Seja pela cor, volume ou tamanho dos fios, o cabelo carrega traços da nossa personalidade. E essa, talvez, seja a função mais apreciada por todos nós, e que, quando, sofre qualquer interferência, acaba afetando a autoestima da maioria das pessoas.

Existem diversas doenças e fatores que podem afetar a saúde capilar e provocar problemas, como a quebra de fios e a sua queda definitiva. Nesses casos, a dermatologia capilar, mas especificadamente, a tricologia, é a especialidade que irá ajudar na busca pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças relacionadas ao cabelo e ao couro cabeludo.

Para que você entenda um pouco mais sobre tricologia, preparamos este texto com alguns pontos importantes sobre essa área da medicina.

Afinal, o que é a tricologia?

A tricologia é uma das áreas da dermatologia responsável pelo estudo e análise da saúde dos fios e do couro cabeludo. De origem grega, tricologia significa estudo (logos) dos fios (thricos).

Baseando-se nos estudos da tricologia, ciência e tecnologia criam soluções para manter a higiene e a beleza do cabelo, como novas fórmulas de xampus, condicionadores e tinturas. Mas a tricologia não está ligada somente à estética capilar. Outra importante função dessa área médica é entender as causas da queda de cabelo e da calvície e aprimorar seus possíveis tratamentos, como implantes capilares e medicamentos que ajudam a prevenir a queda.

A estrutura do cabelo

A pele do couro cabeludo, assim como a do resto do nosso corpo, possui três camadas: derme, epiderme e hipoderme, que é a mais profunda. É justamente na hipoderme que estão fixadas as estruturas dos folículos pilosos, onde são produzidos os fios de cabelo.

Na base do folículo está o bulbo capilar onde se encontra a raiz do cabelo e é por ele que as vitaminas e aminoácidos, levadas pelos vasos sanguíneos, nutrem as células para que cabelo cresça de maneira saudável. No folículo também está presente a glândula sebácea, responsável pela produção de gordura que irá proteger e manter hidratado, naturalmente, o cabelo.

Segundo a International Society of Hair Restoration Surgery (ISHRS), geralmente, uma pessoa possui cerca de 100 mil fios de cabelo, em diferentes fases de crescimento, e com uma queda diária de 100 fios, em média. Quem percebe uma queda mais volumosa do que essa, deve ficar atento e averiguar o motivo da perda anormal de fios. As causas podem ser diversas, desde falta de cuidados com a limpeza e atritos pelo mal uso de acessórios, como chapéus e bonés, até a presença de doenças, como alopecia ou anemia, por exemplo.

Principais problemas relacionados à saúde do cabelo

Como dissemos, alguns hábitos da rotina podem prejudicar a estrutura dos cabelos, provocando sua queda. Seguir uma alimentação com baixo teor de nutrientes, a falta de hidratação do corpo e o estresse assim como o consumo de drogas, cigarro e excesso de álcool podem desequilibrar o organismo e a produção de hormônios que afetam diretamente a saúde capilar.

Algumas doenças também podem afetar a saúde capilar. A principal delas é alopecia, responsável pela queda dos fios. Sua origem pode estar ligada a fatores genéticos (alopecia genética), a causas emocionais (alopecia areata) ou a traumas no couro cabeludo (alopecia traumática). A dermatite seborreica, causada pela proliferação de fungos, também é outra doença que afeta a saúde dos fios.

Como já deu para perceber, o cabelo é o reflexo direto da saúde física e emocional. Sempre que você notar qualquer alteração fora dos padrões no cabelo como ressecamento, quebra ou queda excessivos, é essencial procurar um médico tricologista. Esses são os primeiros sinais de que você precisa da ajuda de um profissional.