Direct Hair Implantation DHI: como é feita a implantação direta do cabelo?

Implante Capilar
> Implante Capilar > Direct Hair Implantation DHI: como é feita a implantação direta do cabelo?

A cirurgia de transplante capilar popularmente conhecida como implante capilar ou implante de cabelo utiliza os próprios fios saudáveis do paciente, mais especificamente as unidades foliculares de onde estes fios saem, para fazer um microenxerto nas áreas afetadas pela calvície. Os folículos extraídos da zona doadora são separados, avaliados e preparados para o implante na zona receptora. Mas, você sabe como é feita essa etapa de implantação?

Uma das técnicas mais modernas que existem atualmente para o implante dos folículos é a DHI. Confira a seguir os principais pontos sobre essa técnica:

O que significa DHI?

DHI é a abreviatura de Direct Hair Implantation, que pode ser traduzida como implante direto do cabelo ou implantação direta do cabelo. 

Como é feita a implantação direta do cabelo?

Anteriormente, era necessário fazer pequenas incisões no couro cabeludo para enxertar os folículos capilares na área receptora. Com a técnica DHI, essa etapa é dispensada, ou seja, não há a necessidade de utilizar o bisturi para fazer esses cortes porque o cirurgião plástico utiliza um equipamento específico para a implantação direta, chamado de Choi Implanter.

Choi Implanter

O Choi Implanter ou apenas Implanter é um instrumento cirúrgico, semelhante ao formato de uma caneta, que possui uma espécie de agulha oca na ponta onde é inserido o folículo capilar que será implantado na área receptora.

Durante a cirurgia, a equipe que auxilia o cirurgião plástico separa as unidades foliculares para colocá-las no Choi Implanter e entregar o equipamento para o cirurgião. Em seguida, ele posiciona o Choi sobre área receptora respeitando espaçamento e ângulo ideal entre cada folículo que será inserido e, com um toque na ponta superior da caneta, como em um movimento de injeção, insere o folículo no couro cabeludo, na profundidade adequada. Feito isso, o instrumento volta à mão da equipe para receber um novo folículo e ser entregue novamente ao cirurgião. E essa prática se repete até o final do procedimento, quando toda a área receptora já terá sido coberta pelos novos fios.

Existem cirurgiões que mesclam as técnicas DHI e do bisturi para facilitar ou agilizar a realização do procedimento cirúrgico. Mas isso não é muito indicado, pois o ângulo e o espaçamento dos fios implantados podem ficar diferente entre as regiões de cada técnica.

Resultado do Direct Hair Implantation DHI

Depois que todos os folículos capilares foram implantados com a ajuda do Choi Implanter, a cirurgia chega ao fim. E como a técnica Direct Hair Implantation DHI é minimamente invasiva e, consequentemente, acontece pouquíssimo sangramento durante a cirurgia, não há internação hospitalar e o paciente pode voltar para a casa no mesmo dia. Após a cirurgia, ele irá aprender a maneira correta de higienizar a cabeça em casa para não colocar em risco o resultado do procedimento no pós-operatório. Durante esse período, ele deve dormir com a cabeça ligeiramente elevada, fugir dos raios solares e evitar deixar o couro cabeludo suado para não prejudicar a saúde dos novos fios implantados. Após cerca de seis meses já é possível notar o resultado da cirurgia. 

Agora que você sabe como é feito o implante capilar com DHI, aproveite para agendar uma avaliação com a Clínica Santiago Hair e tire suas últimas dúvidas!