É possível fazer implante capilar sem cicatriz?

Cuidados e Tratamentos
> Cuidados e Tratamentos > É possível fazer implante capilar sem cicatriz?

Problema comum entre homens e, até mesmo, entre as mulheres, a queda definitiva do cabelo pode afetar a autoestima de quem apresenta esse problema. Mas a boa notícia é que existe uma solução definitiva para recuperar os fios nas áreas afetadas pela calvície. Estamos falando do implante capilar sem cicatriz, também conhecido como transplante capilar.

Mas, apesar dessa cirurgia já estar muito avançada e com resultado excelentes, bem próximo ao do aspecto do cabelo natural, o implante de cabelo ainda é visto com certo receio por uma parcela da população, que acredita que as cicatrizes serão grandes e perceptíveis. Só que graças aos avanços da medicina, a evolução do transplante capilar permitiu que essa cirurgia fosse realizada de forma pouco invasiva. Entenda como isso é possível nos próximos tópicos.

Como é feito o transplante capilar?

O transplante capilar é uma cirurgia que utiliza fios de cabelo saudáveis do próprio paciente para cobrir regiões afetadas pela calvície. O resultado da cirurgia é permanente, ou seja, o cabelo não volta a cair. Antes de o paciente ser submetido ao procedimento, o cirurgião plástico especializado em transplante capilar irá analisar as áreas doadora e receptora para avaliar a quantidade de folículos capilares que poderão ser transplantados.

Depois de transplantado, é natural que os fios caiam após alguns dias, seguindo o ciclo natural de crescimento do cabelo saudável, mas eles retornam a crescer novamente. Como os fios transplantados são do próprio paciente, não existe o risco do organismo rejeitar esses fios. 

Quais são as técnicas de implante capilar?

Atualmente existem algumas técnicas que podem ser combinadas durante a cirurgia de transplante capilar para se atingir um resultado melhor, com recuperação mais tranquila e cicatrizes praticamente imperceptíveis. Geralmente, combina-se a técnica FUE (Follicular Unit Extraction) para fazer a extração das unidades foliculares saudáveis da área doadora da cabeça do paciente, com a técnica DHI (Direct Hair Implantation) que faz a implantação direta dos folículos nas áreas afetadas pela calvície. Esse enxerto é feito com a ajuda de um equipamento chamado Choi Implanter, uma espécie de caneta que reserva o folículo no seu interior e o libera através da sua ponta que é fininha com uma agulha, ao inseri-la no local que irá receber o implante. Dessa forma, a cicatriz das áreas doadoras e receptora é milimétrica, praticamente imperceptível, ficando ao redor de cada folículo. 

Como é o processo de cicatrização e recuperação?

Apesar de ser uma cirurgia na qual o paciente pode retornar à sua rotina no mesmo dia, já que não é necessário internação e muito menos o uso de faixas pós-operatórias, é essencial que o paciente siga corretamente as orientações do cirurgião plástico para que a recuperação e a cicatrização aconteçam conforme o esperado.

No primeiro dia após o transplante, o paciente deve voltar à clínica para a primeira higienização do cabelo, observando o procedimento correto para não danificar os fios implantados, pois esse procedimento será repetido por ele em casa. A equipe médica também o orienta sobre os cuidados com toalhas e fronhas, que devem ser trocadas com mais frequência. Nos três primeiros dias, recomenda-se que o paciente durma com a cabeça ligeiramente elevada, sobre dois travesseiros ou uma almofada triângulo, para diminuir a pressão sobre a nuca (área doadora).

É preciso evitar abaixar a cabeça e fazer grandes esforços nos primeiros dias após a cirurgia para não aumentar a circulação sanguínea na área operada e deixá-la mais inchada. Deve-se evitar a prática de atividades físicas que aumentam a sudorese (suor) na cabeça por um mês, já que é preciso manter a região bem higienizada o dia inteiro para não comprometer a recuperação da cirurgia. Durante esse mesmo período, também não é permitido expor a região operada ao sol.

O cirurgião plástico acompanha o paciente durante seis meses, em média, tempo necessário para o crescimento do cabelo.

Então, existe implante capilar sem cicatriz?

Não, o que existe são técnicas que resultam em cicatrizes praticamente imperceptíveis. Isso é possível porque as técnicas FUE e DHI são feitas, respectivamente, com o Punch (retirada) e com o Choi (implantação), e eles fazem incisões milimétricas e cilíndricas no couro cabeludo. 

Aproveite para ler sobre como é feito o implante capilar direto com o CHOI.