Problemas com calvície? Conheça a técnica FUE de transplante capilar

Alopecia e Calvície
> Alopecia e Calvície > Problemas com calvície? Conheça a técnica FUE de transplante capilar

O transplante capilar é a solução definitiva para quem tem problemas com calvície e ele é indicado para pacientes que apresentam o quadro de queda de cabelo já estabilizado. A técnica de transplante capilar mais utilizada, atualmente, é a FUE (Follicular Unit Extraction), que gera resultados bastante satisfatórios e bem próximos ao aspecto do cabelo natural. Antigamente, no entanto, utilizava-se muito a técnica FUT (Follicular Unit Transplant), mas o resultado era artificial e a cicatriz ficava muito aparente.

A seguir, confira os principais pontos sobre a técnica FUE.

O que é a técnica FUE?

O microtransplante capilar FUE (Follicular Unit Extraction) é uma técnica cirúrgica que visa obter unidades foliculares da área doadora (geralmente, da região posterior da cabeça), sem a necessidade de um corte no couro cabeludo, e transplantá-las para a região calva (área receptora, geralmente localizada no topo e na coroa do cabelo). E essa é a grande vantagem desta técnica, pois, como os fios são removidos um a um, as cicatrizes na área doadora são pequeninas e o resultado na zona receptora é de aspecto natural.

Como é feito o transplante capilar FUE?

Realizado sob anestesia local associada com sedação oral o que permite que o paciente fique acordado e consciente durante o procedimento, no microtransplante capilar pela técnica de FUE são retiradas, em média, cerca de duas mil unidades de folículo piloso  com 1, 2, 3 ou 4 fios em cada uma delas da região posterior da cabeça, que é a área doadora, com a ajuda de um punch. Esse equipamento faz uma incisão circular bem pequena, com cerca de um milímetro de diâmetro, ao redor do cabelo, chegando até o bulbo, permitindo a remoção do fio integralmente, sem danificar sua raiz. Depois de retirados, os fios são mantidos hidratados em uma solução especial até sua implantação. 

Os folículos são implantados, de forma manual e artesanal, com o Implanter, um dispositivo que coloca fio por fio, na região anterior da cabeça (frontal, parietais e coroa). Após aproximadamente cinco dias, os pequenos orifícios das áreas doadoras e receptoras se fecham e o couro cabeludo fica com o aspecto similar ao de quem raspou a cabeça com máquina. Passadas três semanas, o cabelo transplantado costuma cair, o que é perfeitamente normal, e outro fio volta a crescer em seu lugar. O resultado costuma aparecer em torno seis meses, em média, tempo necessário para o crescimento do cabelo.

Para quem é indicada?

técnica FUE é indicada para todos os pacientes, homens e mulheres, a partir dos 25 anos, que apresentem queda de cabelo já estabilizada, com boa qualidade de fios na área doadora. Ela também pode ser realizada para a restauração de barba, bigode e sobrancelha. A FUE, inclusive, também é indicada para implantar pelos ou cabelos em áreas afetadas por cicatrizes ou queimaduras.

Vantagens da técnica FUE

Além de o resultado ter aspecto bem similar ao do cabelo natural, um dos principais benefícios do microtransplante capilar FUE é o tamanho da cicatriz, que é bem discreta e localizada ao redor do folículo capilar extraído e enxertado. Outra vantagem é o seu pós-operatório: o paciente é liberado no mesmo dia da cirurgia, sem a necessidade de internação, e não é preciso o uso de faixa pós-operatória depois do procedimento, evitando o constrangimento do paciente andar pela rua com aqueles curativos brancos ao redor da cabeça.

Faça agora sua Avaliação Online com a Clínica Santiago Hair.