Mesoterapia capilar funciona?
Quem sofre com o incômodo da queda de cabelo está acostumado a escutar ?receitas milagrosas? de amigos e familiares, que compartilham esses tratamentos populares com o intuito de eliminar o problema da vida da pessoa. E vamos combinar que, diante de promessas rápidas e fáceis, muitos homens e mulheres que sofrem com a perda dos fios acabam se sentindo tentados em colocar a receita em prática, na tentativa de recuperar o cabelo e, claro, a autoestima.
Mas, antes de qualquer coisa, é essencial entender quando é possível reverter ou não a queda de cabelo com a ajuda de tratamentos e qual deles é o mais eficiente na tentativa de fazer os fios crescerem novamente.
No caso da alopecia androgenética que tem sua origem no DNA, ou seja, é hereditária, a alternativa mais eficiente para recuperar os fios é o implante capilar. Já os outros tipos de alopecia, que desencadeiam a queda de cabelo por estresse, uso de medicamentos ou má alimentação, por exemplo, podem ser amenizados com a mesoterapia capilar, também conhecida como intradermoterapia capilar.
Confira abaixo os principais detalhes sobre a técnica de mesoterapia capilar e saiba se ela é indicada para o seu caso:
O que é mesoterapia capilar?
É uma técnica que visa o tratamento da queda de cabelo com a injeção de vitaminas, aminoácidos e medicamentos diretamente no couro cabeludo. Esse método é indicado para homens e mulheres que enfrentam a queda e o enfraquecimento dos fios. Normalmente, a mesoterapia capilar é recomendada quando o tratamento via oral não apresenta resultados e a queda capilar encontra-se em estágio inicial.
Por ser um tratamento invasivo, a mesoterapia capilar só pode ser realizada por um médico dermatologista ou tricologista, em ambiente clínico e seguindo as normas de higiene. Após as aplicações, a região tratada pode apresentar inchaço, coceira e vermelhidão.
O número de sessões costuma variar conforme o caso, mas, em média, costumam ser indicadas cerca de dez aplicações para conseguir uma boa melhora do quadro.
A mesoterapia capilar funciona?
Sim, esse tratamento é bastante eficiente, desde que sua indicação seja bem feita. Ou seja, ela gera resultados positivos nos casos em quem a perda dos fios não tem origem genética.
A eficácia da mesoterapia capilar se dá porque o mix de medicamentos, vitaminas e aminoácidos injetados no couro cabeludo fortalece e estimula o crescimento dos fios nos folículos que ainda estão ativos.
O resultado da mesoterapia capilar é para sempre?
Geralmente, a mesoterapia ajuda na recuperação da saúde e no fortalecimento dos fios ? que voltam a crescer normalmente ?, assim como no interrompimento da queda de cabelo. Porém, vale ressaltar, que, em alguns casos, pode acontecer de os fios voltarem a cair passado um período após o término do tratamento, sendo necessário repetir as aplicações com o mix de medicamentos, vitaminas e aminoácidos.
Existem contraindicações?
Por ser um tratamento invasivo, ou seja, que faz o uso de injeções, essa técnica não deve ser realizada em mulheres grávidas ou lactantes e também em pessoas alérgicas a alguma das substâncias utilizadas.
E se a raiz já estiver inativa?
Nesses casos, a mesoterapia capilar não resolve o problema, já que não é possível estimular o crescimento dos fios em um folículo inativo. O mais indicado para recuperar o cabelo dessas áreas é o transplante capilar, cirurgia plástica que implanta folículos saudáveis, extraídos do couro cabeludo do próprio paciente, na região calva. Os fios implantados não voltam a cair, por isso, a solução é definitiva. Em alguns casos, a mesoterapia pode ser indicada como um tratamento complementar a cirurgia.
Se você deseja conhecer mais sobre o implante capilar, leia a nossa página sobre o assunto.
