O que é densidade capilar?
O envelhecimento natural traz consigo diversos efeitos sobre a nossa aparência, como a mudança da textura da pele devido a perda de colágeno e o aparecimento de rugas e manchas no rosto e nas mãos. Outro fator bastante comum que surge com o avanço da idade é a perda de fios de cabelo, diminuindo a densidade capilar.
Mas, afinal, o que é densidade capilar? A densidade capilar nada mais é do que a quantidade de fios presentes por centímetro quadrado (cm²) no couro cabeludo. Esse número pode variar de acordo com a idade, o sexo e as características genéticas de cada indivíduo. Quanto mais fios concentrados por cm², mais volumoso e cheio aparenta ser o cabelo.
Com o passar dos anos, a tendência natural ? em homens e mulheres ? é que o cabelo fique mais ralo e fino. Esse processo acaba influenciando diretamente na aparência do cabelo, o que pode abalar a autoestima das pessoas, o que faz com que muitas busquem tratamentos para solucionar esse problema a fim de fazerem as pazes com o espelho.
Apesar da idade ser um dos principais fatores que influenciam na densidade capilar, vale lembrar que existem outras causas que também desencadeiam esse problema. Continue lendo este artigo para entender mais sobre densidade capilar.
Queda de cabelo X Densidade capilar: entenda a diferença
Como já explicamos acima, a densidade capilar é a quantidade de fios presentes por centímetro quadrado no couro cabeludo, que é coberto por folículos ? ou unidades foliculares ? em toda sua extensão. Cada unidade folicular pode conter de 1 a 4 fios de cabelo, e esse número está ligado à densidade capilar: quanto maior a quantidade de fios em cada folículo, maior será a densidade capilar. Entendido isto, vamos à queda capilar.
Em média, uma pessoa perde cerca de 100 fios de cabelo por dia, segundo informações da International Society of Hair Restoration Surgery (ISHRS). Isso é considerado normal, não precisa de assustar: é o ciclo natural de crescimento dos fios. E mesmo que a densidade capilar diminua em algum momento, deixando o aspecto do cabelo mais ralo, ele volta a aumentar com o nascimento e crescimento natural dos novos fios.
No entanto, quando a perda dos fios é bem maior do que o volume considerado normal, é preciso procurar ajuda de um médico tricologista ou de um cirurgião plástico. Afinal, a queda anormal pode resultar no aparecimento de áreas calvas, onde o couro cabeludo fica mais visível, dando o aspecto de um cabelo ralo e sem volume. E dependendo do fator que desencadeou a queda excessiva dos fios, eles podem não voltar a crescer por causa da ?morte? do folículo.
O que causa a baixa densidade capilar?
São muitos os motivos que podem levar à perda de densidade do cabelo, além da idade, e as mais comuns são:
- Deficiência nutricional de vitaminas e sais minerais;
- Uso de alguns medicamentos;
- Alterações hormonais durante a gravidez e a menopausa;
- Uso de produtos químicos;
- Herança genética.
Outro fator bastante comum que promove a baixa da densidade capilar, principalmente nos homens, é o processo de miniaturização dos folículos capilares, ou seja, o seu encolhimento, o que leva à queda definitiva dos fios. Inicialmente, a alopecia androgenética (calvície) é mais perceptível nas regiões frontal e superior (coroa) do couro cabeludo. E apesar de não possuir cura, seus efeitos podem ser amenizados com a ajuda de um tratamento supervisionado por um médico tricologista ou cirurgião plástico.
Como tratar a baixa densidade do cabelo?
Independentemente da causa, ao notar que os cabelos estão caindo fora do normal, é essencial que o paciente, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, seja avaliado e orientado por um especialista em tricologia para evitar agravar o quadro com procedimentos pouco seguros.
Este ponto é de fundamental importância, pois existem soluções seguras para recuperar a densidade capilar, que vão desde medicamentos que inibem a queda dos fios até o implante de cabelo nas áreas calvas. E é o cirurgião plástico ou médico tricologista quem irá indicar o tratamento mais eficaz e seguro para cada caso.
No caso da perda de densidade capilar nos homens, a indicação do médico será feita de acordo com o seu grau de calvície. Saiba mais sobre como resolver a perda de densidade capilar nos homens.