Como cuidar do cabelo no dia a dia
O cabelo, sem dúvida alguma, é um item essencial para mantermos a autoestima em dia. Além de ser a moldura do rosto e realçar nossa beleza natural, com ele conseguimos transmitir ao mundo um pouco da nossa personalidade. Mas, para que possamos usar e abusar dos fios em cortes, colorações e penteados, é preciso que estejam saudáveis. Então entenda como cuidar do cabelo no dia a dia.
Quem irá dizer se suas madeixas estão saudáveis ou não é o tricologista, médico especializado na saúde capilar. Mas ao analisar alguns aspectos, em casa, como ritmo de crescimento, volume da queda diária e condições do couro cabeludos, você conseguirá ter uma boa ideia da condição do seu cabelo.
Para manter a saúde capilar em dia, não há mistério algum: basta seguir algumas dicas bem simples na rotina diária, que vão além da higienização, proteção dos raios solares e uso de máscara de hidratação. Conheça alguns cuidados para melhorar a saúde dos fios:
Dica 1: Use xampu específico para o seu cabelo
São muitas as combinações de tipo de cabelo (liso, crespo ou ondulado) e suas condições (seco, oleoso, ressecado, misto, com química, com coloração…) e, graças aos avanços da indústria cosmética, há um produto específico para cada caso. Portanto, nada de usar qualquer xampu e condicionador: escolha aquele específico para o seu caso para garantir a ação dos ativos que seus cabelos, de fato, precisam. A escolha da máscara de hidratação capilar também deve ser criteriosa e de acordo com o objetivo que deseja atingir, pois a maioria delas é multifuncional e oferece benefícios além da hidratação, como controle de frizz e cachos mais bem definidos. E uma vez escolhido o trio xampu, condicionador e máscara, fique atento com a frequência de uso: a higienização deve ser feita, de maneira geral, em dias alternados. Já a hidratação, a cada 15 dias, no caso de fios normais e oleosos (sim, eles também precisam ser hidratados!), e toda semana, no caso dos secos e ressecados.
Dica 2: Atenção com secadores, chapinhas e afins
As altas temperaturas emitidas pelo secador, pela chapinha, pelo babyliss e por outros acessórios que ajudam a modelar os fios podem desidratar e queimar as fibras capilares. O resultado será um visual opaco e fragilizado, podendo, até mesmo, levar a queda do cabelo. Vale ressaltar que não é preciso eliminar totalmente o uso desses equipamentos, basta, apenas, utilizá-los de maneira comedida (o que não é todo dia!) e aplicar nos fios, antes do seu uso, um protetor térmico para blindá-los das ações nocivas do calor.
Dica 3: Cuide da sua alimentação
Os cabelos são reflexo daquilo que comemos, afinal, eles precisam de proteínas, vitaminas e minerais para crescerem bonitos e saudáveis. Então, não deixe de seguir uma dieta balanceada no dia a dia, nem deixe de consumir os alimentos abaixo:
- Vegetais de folhas verdes;
- Abacate;
- Castanhas;
- Cogumelos;
- Pescados (também pelo ômega 3);
- Carnes, como o fígado;
- Grãos, como o feijão, lentilha e soja;
- Aveia;
- Frutas ricas em vitamina C, como morango, laranja e açaí.
Esses ingredientes são de fácil acesso e podem ser combinados em diferentes refeições durante o dia. Além disso, lembre-se de beber bastante água para ajudar na hidratação do couro cabeludo.