3 soluções para evitar a queda de cabelo

Alopecia e Calvície
> Alopecia e Calvície > 3 soluções para evitar a queda de cabelo

Muitos homens e mulheres ficam preocupados quando notam e querem evitar a queda de cabelo. E não é para menos, afinal de contas, esse pode ser o primeiro sinal do aparecimento da calvície.

A queda de cabelo pode surgir por diversos motivos, desde herança genética até uma condição temporária causada pelo estresse ou pelo uso de algum medicamento, por exemplo. Com exceção da causa genética, que não tem com reverter, em todos os outros casos é possível prevenir e, até mesmo, cessar a queda dos fios seguindo alguns cuidados no dia a dia.

Conheça a seguir três soluções de evitar a queda de cabelo:

Atenção com a higiene para evitar a queda de cabelo

A saúde do cabelo está diretamente ligada à saúde do couro cabeludo, por isso é essencial fazer sua higienização correta. É natural que o cabelo caia durante o banho todo adulto perde, por dia, uma média de 100 fios de cabelo ?, mas algumas pessoas se assustam com isso e deduzem que não lavar os fios é a melhor solução para evitar sua queda. Mas é exatamente ao contrário! A sujeira que se acumula no couro cabeludo obstrói a raiz dos folículos capilares e favorece o aparecimento de fungos, o que agrava a queda dos fios.

A frequência com que se deve lavar ao cabelo varia conforme o tipo dos fios e os hábitos de cada um, podendo ser diariamente ou em dias intercalados. Já a temperatura deve ser sempre morna, pois a água quente estimula a produção de sebo. A secagem dos fios também não pode ser ignorada, pois manter o couro cabeludo úmido por muito tempo pode resultar em alergias e outras condições desagradáveis, como o aparecimento de fungos.

Mantenha hábitos saudáveis

O estresse é um dos fatores que provocam a queda dos fios, assim como a má alimentação. Por isso, se você não deseja prejudicar o crescimento do cabelo, adote uma dieta balanceada, rica em vitaminas e nutrientes, e pratique alguma atividade para livrar-se das tensões do dia a dia ? pode ser exercício físico ou meditação.

O consumo exagerado de álcool e o uso de drogas e cigarros também prejudicam o crescimento do cabelo, afetando toda sua estrutura. Então, livre-se desses hábitos o mais rápido possível.

Caso você tenha o costume de fazer escova ou usar chapinha todos os dias, saiba que isso também prejudica a estrutura das fibras capilares, levando a sua queda. Prender o cabelo molhado e fazer o uso excessivo de chapéus e bonés também pode afetar o cabelo.

Procedimentos estéticos

É possível evitar a queda de cabelo adotando alguns procedimentos estéticos, como a mesoterapia capilar, que injeta vitaminas e aminoácidos diretamente no couro cabeludo para o seu fortalecimento. O uso de xampus que fazem o detox da raiz também é uma boa alternativa para eliminar resíduos de produtos e sujeira que impedem o crescimento saudável dos fios. Há também a indicação da terapia com laser de baixa frequência para estimular a irrigação sanguínea no bulbo capilar.

Vale lembrar, no entanto, que se o quadro de calvície for mais avançado, onde os tratamentos estéticos não são recomendados, o paciente pode submeter-se a um transplante capilar.

Quer fazer uma avaliação gratuita com profissionais especializados em implante capilar? Agende um horário com a equipe da nossa clínica.