Principais causas da queda de cabelo e calvície
As causas da queda de cabelo são variadas e, antes de explicar cada uma delas, vale lembrar que é natural perdermos cerca de 100 fios de cabelo por dia. Quando a perda de fios é acima disso, ocorrendo de maneira excessiva, é preciso procurar um tricologista médico especializado na saúde dos fios e do couro cabeludo para saber qual a origem do problema e a melhor solução para acabar com ele.
Homens e mulheres estão sujeitos ao incômodo da queda de cabelo, mas é fato que o problema afeta bem mais a ala masculina. Se não for controlada, a queda dos fios pode levar à calvície, afetando diretamente a autoestima da pessoa, independentemente do gênero ou da idade.
Veja a seguir cinco possíveis causas para a queda de cabelo:
Causas da queda de cabelo: Herança genética
A queda de cabelo pode ocorrer por herança genética (paterna ou materna) e essa é uma das principais causas identificadas da calvície. Segundo pesquisas, se o pai ou a mãe sofre de calvície, o filho tem 50% de chances de ter o mesmo problema. E se ambas as partes apresentam queda de cabelo, as chances de o filho ser calvo aumentam para 75%.
Causas da queda de cabelo: Uso de medicamentos
O uso prolongado de alguns medicamentos pode desencadear a queda de cabelo, levando à calvície. Entre os medicamentos mais associados à queda dos fios estão antidepressivos, quimioterápicos, antibióticos e antiacneicos. Mas, vale lembrar, que nem todas as pessoas que utilizam esses remédios irão desenvolver alopecia medicamentosa. E, caso o problema se instale, é possível reverter o quadro com a substituição do medicamento por um que não cause esse feito colateral no paciente.
Alterações hormonais e doenças autoimunes
Enfim os problemas hormonais também estão entre as principais causas da queda de cabelo em homens e mulheres. As mudanças nas taxas de hormônios no nosso organismo aparecem devido a problemas nas glândulas endócrinas, como tireoide, hipófise e suprarrenais. Dois hormônios que aparecem com frequência como agravantes da calvície (especificamente em homens) são o DHT e a testosterona, que podem ser investigados por exame de sangue.
Afinal a calvície também pode surgir por causa da presença de doenças autoimunes, como é o caso do lúpus e da psoríase, que alteram o sistema imunológico, deixam o organismo mais fraco e, consequentemente, alteram o ciclo de crescimento dos fios.
Deficiência de vitaminas
Para o bom funcionamento do organismo o que inclui o crescimento dos fios , é essencial seguir uma dieta balanceada para suprir nossa necessidade de vitaminas e sais minerais variados. A vitamina A ajuda a fortalecer os fios e controlar a oleosidade, a B2 protege os folículos capilares do processo oxidativo, e a B3 ajuda no processo de nutrição capilar. Contudo quando há um déficit de vitaminas e nutrientes, é preciso garantir sua ingestão através de mudanças na alimentação ou com o uso de suplementos vitamínicos.
A falta de ferro, típico de quando a pessoa está com anemia doença caracterizada pelo baixo nível de hemoglobina no sangue, também pode desencadear a queda capilar. Nesse caso, é preciso fazer um tratamento específico contra a anemia para regular a hemoglobina e as taxas de ferro.
Problemas com o couro cabeludo
Manter a saúde do couro cabeludo é primordial para o crescimento do cabelo. Mas alguns hábitos do dia a dia como uso excessivo de bonés e chapéus que abafam a cabeça e provocam sudorese no local podem prejudicar essa região e levar a queda dos fios. A utilização errada de produtos químicos no cabelo, como alisamentos e tinturas, pode causar feridas e queimaduras, também levando a queda capilar. A pele do couro cabeludo pode ainda sofrer com infecções por fungos, que devem ser monitoradas e tratadas por um médico especialista.
Enfim as causas da queda de cabelo podem ser um dos cinco motivos explicados acima ou, até mesmo, a combinação de mais de um deles. Quando não tratada, a queda pode levar ao quadro da calvície, que pode ser revertida com a técnica de implante capilar FUE.
Não deixe de conhecer o procedimento de implante capilar e sua eficácia.