Alopecia androgenética: conheça seus sintomas e tratamentos

> Alopecia e Calvície > Alopecia androgenética: conheça seus sintomas e tratamentos

A calvície, ou alopecia, pode ser causada por uma série de fatores e todos eles acabam resultando na queda dos fios, sintoma que pode ser reversível ou não. Existem vários tipos de alopecia, sendo que a androgenética ? ou androgênica ? é a mais comum de todas e a que atinge boa parte dos homens e de algumas mulheres.

tComo o seu próprio nome sugere, a alopecia androgenética aparece pela combinação de fatores genéticos hereditários ou pelas oscilações hormonais. A queda de cabelo provocada pela alopecia afeta diretamente a autoestima da pessoa, mas, felizmente, é possível fazer as pazes com o espelho com a ajuda de tratamentos e, até mesmo, de um microtransplante capilar, quando necessário. t

tConheça a seguir as causas, os sintomas e os possíveis tratamentos da alopecia androgenética:

Causas

A carga genética é a principal causa da calvície. O gene responsável pela queda de cabelo pode ser passado pelo pai e pela mãe para os filhos. Estima-se que cerca de 70% dos homens e 40% das mulheres, ambos na faixa dos 50 anos, apresentam sintomas da alopecia androgenética.

tMas, além do fator hereditário, a alopecia androgenética também pode ser desencadeada pela ação da testosterona no nosso organismo, ou melhor, do seu derivado metabólico, a di-hidrotestotesterona (DHT), que age diretamente nos receptores androgênicos existentes no folículo piloso, fazendo-o cair.

Sintomas

Nos homens, a alopecia androgenética pode ser caracterizada pela perda de cabelo na região frontal ? as famosas ?entradas? ? e no topo da cabeça. Os fios das laterais e da parte de trás da cabeça ficam preservados por serem geneticamente mais resistentes à atividade dos receptores androgênicos ?famintos? por DHT. Tais sintomas podem começar a aparecer ainda na puberdade, a partir dos 17 anos. Nesses casos, a queda é rápida e, na faixa dos 20 anos, geralmente, a calvície já está estabilizada. Nos casos em que os primeiros sinais da calvície aparecem mais tarde, a queda dos fios costuma ser mais lenta.

tNas mulheres, a calvície pode ser notada pelo afinamento do cabelo e pela queda dos fios da parte central da cabeça, revelando cada vez mais a pele do couro cabeludo.

Tratamento

A calvície, independentemente da sua origem, deve ser tratada por um médico dermatologista especializado em tricologia. É importante estar ciente de que não há cura para o problema quando sua causa por genética, mas dá, sim, para estabilizar e reverter esteticamente esse problema. Conheça as opções disponíveis atualmente:

* Medicação e terapias: a queda de cabelo pode ser retardada com o uso de medicamentos tópicos ou orais, devidamente indicados por um médico.  A mesoterapia, que são injeções no couro cabeludo de vitaminas e outras substâncias que estimulam o crescimento dos fios, também é uma boa alternativa. Outro caminho é a terapia com laser, onde uma luz de baixa frequência é aplicada na região para estimular o crescimento e fortalecimento do cabelo.

* Transplante capilar: popularmente conhecido como implante capilar, é a solução definitiva para recuperar o cabelo. Realizada por um cirurgião plástico, o procedimento enxerta na área calva folículos saudáveis retirados das laterais e da região da nuca do próprio paciente. O cabelo implantado não volta a cair.

Para conhecer mais sobre o transplante capilar e o que deve ser levado em consideração antes da cirurgia, leia nosso próximo artigo.