É possível fazer implante de cabelo cacheado?
Os fios cacheados e crespos, depois de muitos anos sendo preteridos pelos lisos, finalmente, estão sendo valorizados entre homens e mulheres, que passaram a assumir o formato natural do seu cabelo com muito orgulho. Justamente por isso é que tem aumentando a busca de pessoas com cabelo crespo e que sofrem de queda capilar pelo implante capilar feito com o seu tipo de cabelo. Essas pessoas desejam acabar com as áreas calvas, mas sem precisar abrir mão dos cachinhos. Sendo assim, hoje você entenderá como é possível fazer um implante de cabelo cacheado e obter ótimos resultados.
Características do cabelo cacheado
Assim como os fios lisos, o cabelo crespo possui características próprias. Uma delas é que ele tende a ser mais seco do que liso, já que a distribuição da oleosidade produzida no couro cabeludo não acontece por igual ao longo do fio, e, dificilmente, chega às pontas do cabelo. Outra característica é que a queratina é distribuída de maneira irregular dentro do córtex capilar, originando os cachos. Além disso, o formato do folículo capilar ? onde se localiza a raiz do fio ? também ajuda a determinar a aparência do cabelo: quando o folículo tem uma inclinação com cerca de 45 graus, o cabelo tende a ser encaracolado, e quando está praticamente em um ângulo de 180 graus, será bem enrolado. E é justamente o formato do folículo capilar que irá determinar se é possível usar fios cacheados no transplante capilar.
Técnicas de implante capilar
O implante ou transplante capilar pode ser realizado através de duas técnicas, a FUT e a FUE. A técnica FUE (Follicular Unit Extraction) faz a extração de unidades foliculares com ajuda de um aparelho que faz uma microincisão ao redor do fio, removendo-o desde a raiz, sem danificar a sua estrutura.
As cicatrizes são imperceptíveis, localizadas ao redor dos fios que foram extraídos. Já a técnica FUT (Follicular Unit Transplant) retira uma faixa de pele do couro cabeludo, de onde são separados os folículos que serão implantados, em seguida, na área calva. A cicatriz da área doadora fica mais aparente, de forma linear.
Aqui na Clínica Santiago Hair, nós utilizamos a Técnica FUE no procedimento de Implante de cabelo cacheado.
Qual técnica é indicada para o cabelo cacheado?
A técnica FUT é a mais recomendada para o implante capilar de fios crespos e encaracolados devido ao formato do folículo piloso desse tipo de cabelo. Como a extração do folículo na técnica FUE é feita por uma punção circular e reta, no ângulo de 90 graus, ela pode acabar prejudicando a estrutura do fio cacheado durante sua retirada. Como os cabelos crespos são mais volumosos, o resultado do implante capilar com a técnica FUT é bastante satisfatório, justamente porque o volume natural dos fios transplantados ajuda a disfarçar a cicatriz que fica na região doadora dos folículos.
Se você tem cabelo cacheado e deseja solucionar a calvície de forma definitiva, procure uma equipe especializada para avaliar a saúde dos seus fios e verificar se é possível realizar o transplante capilar no seu caso. Vale lembrar que há outros fatores que também devem ser avaliados antes da tomada dessa decisão, como grau de calvície e faixa etária.
Não deixe de ler sobre qual a melhor idade para fazer o implante capilar.