Qual a melhor idade para fazer o implante capilar?

Curiosidades
> Curiosidades > Qual a melhor idade para fazer o implante capilar?

A queda de cabelos é um problema que, além de afetar a aparência do homem, acaba afetando sua saúde emocional e, consequentemente, sua autoestima. Você sabe dizer qual é a melhor idade para fazer o implante capilar? Continue lendo e entenda!

A causa mais comum da queda de cabelo é a herança genética, que desencadeia a alopecia androgenética, que pode ter seu início logo após o fim do período da puberdade e tende a se agravar, gradualmente, ao longo dos anos. Estima-se que 10% dos homens de 20 a 30 anos já possuem calvície e que metade dos homens com mais de 50 anos apresentem o quadro de calvície.

Inicialmente, os fios começam a ficar mais finos e os primeiros sinais de rareamento capilar começam a aparecer até que se chegue à queda definitiva dos fios. Nesses casos, o implante capilar é a técnica mais indicada para recuperar o cabelo nas áreas calvas.

Conheça, a seguir, qual a melhor idade para fazer o implante capilar.

Quando a calvície se manifesta no homem?

A alopecia androgenética pode começar a se manifestar por volta dos 17 anos, quando o adolescente está no final da puberdade. Esta é uma idade que requer atenção, pois a queda dos fios pode avançar mais rapidamente devido a produção de hormônios androgênicos, principalmente a testosterona, levando a queda definitiva do cabelo antes mesmo dos 30 anos. Mas não é preciso se assustar, pois, geralmente, a alopecia androgenética se manifesta entre os 35 a 40 anos.

Por se tratar de uma doença ligada a fatores genéticos, é necessário observar o histórico familiar para que seu diagnóstico seja preciso e seja possível adotar métodos paliativos para retardar ao máximo a queda definitiva dos fios.

A melhor idade para o homem submeter-se a um implante capilar é a partir do momento em que a calvície comece a causar impacto negativo em sua autoimagem, e isso pode ser tanto aos 25 anos quanto aos 50 anos, por exemplo. Ou seja, a indicação da cirurgia não está ligada à idade do paciente, mas, sim, ao grau da calvície e a quanto ela o incomoda. Porém, quanto antes o problema for detectado, maiores são as chances de um implante capilar masculino de sucesso.

Estágios da calvície

Um dos fatores que o cirurgião plástico leva em consideração no momento de indicar ou não o implante capilar é o estágio que a calvície se encontra. De acordo com a escala Hamilton-Norwood, a calvície é dividida em sete estágios, indo da perda mínima de fios na região frontal da cabeça até a perda quase que total dos fios, sobrando apenas uma faixa de cabelo na parte posterior da cabeça, de orelha a orelha. Vale ressaltar que nem todos os homens desenvolvem todos os estágios da calvície.

Tipos de implante capilar

Com o avanço da tecnologia na área de implante capilar, as técnicas para recuperar os fios nas áreas calvas têm se mostrado cada vez mais eficientes, com resultados bem próximos ao do cabelo natural.

A técnica de implante capilar mais conhecida pela qualidade do resultado final e recuperação rápida, é a FUE (Follicular Unit Extraction), em que as unidades foliculares saudáveis são extraídas de áreas doadoras do próprio paciente e implantadas nas regiões do couro cabeludo onde houve a perda total de fios. Na técnica FUE, o cirurgião plástico retira cerca de duas mil unidades de folículo piloso da região posterior da cabeça do paciente com a ajuda de um punch, que faz uma incisão circular, com cerca de um milímetro de diâmetro, ao redor do fio, chegando até o bulbo e possibilitando a remoção da fibra capilar sem danificar sua raiz. Os fios retirados são mantidos hidratados em uma solução especial até sua implantação. Em seguida, os folículos são enxertados com o Implanter, de forma manual e artesanal, fio por fio, na região receptora. O resultado pode ser notado cerca de seis meses após a cirurgia, tempo necessário para o crescimento do cabelo. E vale lembrar que não é necessário internação, muito menos o uso de faixas pós-operatórias após o procedimento, o que possibilita que o paciente volte à sua vida normal assim que sai da clínica.

A equipe da nossa clínica realiza o implante capilar com a técnica FUE. Entre em contato com a gente e agende a sua avaliação.