Como é o pós-operatório do transplante capilar?

Cuidados e Tratamentos
> Cuidados e Tratamentos > Como é o pós-operatório do transplante capilar?

A cirurgia de transplante capilar, popularmente chamada de implante capilar, é a melhor solução para reverter o quadro da calvície. O procedimento é relativamente simples, com micro incisões no couro cabeludo e com bons resultados. Muitos candidatos ao implante capilar, no entanto, acabam adiando o sonho de realizar essa cirurgia com medo de encarar um pós-operatório dolorido e complicado.

O transplante capilar FUE é a técnica mais utilizada nos dias de hoje, pois é pouco invasiva, gera melhores resultados e seu pós-operatório é bastante tranquilo e fácil de ser seguido pelo paciente.

A seguir, conheça como é o pós-operatório do transplante capilar:

Repouso

Após a cirurgia, que dura cerca de 7 horas, o paciente permanece em repouso, sendo liberado, em seguida, para voltar para casa. Ou seja, o paciente volta para casa. Indica-se que o paciente não volte dirigindo para casa após o procedimento, pois, pode ser que ele sinta leves tonturas, o que é perfeitamente normal. Nos três primeiros dias, recomenda-se que o paciente durma com a cabeça na horizontal, para evitar a descida do edema para os olhos.

Sol e exercícios físicos

É preciso evitar abaixar a cabeça e fazer grandes esforços nos primeiros dias após a cirurgia para não aumentar a circulação sanguínea na área operada e deixá-la mais inchada. Deve-se evitar a prática de atividades físicas que aumentam a sudorese (suor) na cabeça por um mês, já que é preciso manter a região bem higienizada o dia inteiro para não comprometer a recuperação da cirurgia. Durante esse mesmo período, também não é permitido expor a região operada ao sol.

Medicamentos e compressas

O cirurgião plástico pode recomendar o uso de alguns remédios, como analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios, após o procedimento para tornar o período pós-operatório mais confortável para o paciente. Também são indicadas compressas frias na área receptora para diminuir o inchaço na região. Em alguns casos, o cirurgião plástico pode indicar o uso de loções e terapia com LED para fortalecer e estimular o crescimento dos fios.

Alimentação

É importante ingerir água, sucos naturais e água de coco, além de fazer refeições com pouco sal e ricas em vitaminas e nutrientes. Peixes, frutos do mar, carne de porco e alimentos gordurosos ou alergênicos devem ser evitados por cerca de um mês.

Higiene

No primeiro dia após o transplante, o paciente deve voltar à clínica para a primeira higienização do cabelo, observando o procedimento correto para não danificar os fios implantados. Ele também recebe um xampu especial para a lavagem em casa. O paciente é orientado pela equipe médica sobre os cuidados com toalhas e fronhas, que devem ser trocadas com mais frequência. Se necessário, o médico faz recomendações específicas para cada paciente, para garantir a boa recuperação ao longo do pós-operatório. O cirurgião plástico acompanha o paciente durante seis meses, em média, tempo necessário para o crescimento do cabelo.

Agora que você conhece o pós-operatório do transplante capilar, agende uma avaliação com a gente.