Produtos para crescer o cabelo realmente funcionam?

> Alopecia e Calvície > Produtos para crescer o cabelo realmente funcionam?

Quando a queda de cabelo passa, de fato, a ser um grande incômodo para os homens, é natural que boa parte deles busque uma solução para acabar com o problema e fazer com que o cabelo volte a crescer novamente. E nessas horas, vale tudo: consultar os amigos, pesquisar na internet, seguir receitas caseiras, produtos para crescer o cabelo… O problema é quem nem sempre essas indicações são eficazes e seguras.

Assim que os primeiros sinais da queda de cabelo aparecem, é preciso agendar uma visita ao médico dermatologista ou tricologista para que ele possa avaliar o quadro e descobrir porque os fios estão caindo mais do que o normal e indicar a solução mais adequada.

Confira a seguir quais as fases de crescimento do cabelo e descubra se os produtos que estimulam o crescimento dos fios realmente funcionam.

Fases de crescimento do cabelo

Uma pessoa perde cerca de 100 a 150 fios de cabelo por dia, isso porque o cabelo possui três fases de crescimento e cada fio se encontra em uma delas. A fase anágena corresponde ao crescimento ativo do cabelo e dura de três a seis anos. A fase catágena é aquela em que o fio entra no período de regressão, ou seja, que ele começa a morrer, e costuma durar três semanas. Já a fase telógena, que dura cerca de três meses, é quando onde o cabelo morto é empurrado por um novo fio anágeno e se solta do couro cabeludo, caindo.

Principais causas da queda dos fios

Estresse, má alimentação, alterações hormonais e fatores genéticos são alguns fatores que podem provocar a queda de cabelo.

Nos homens, geralmente, a principal causa costuma ser a hereditariedade, dando origem à alopecia androgenética. Mas, além de o fator hereditário, a alopecia androgenética também pode ser desencadeada pela ação da testosterona no organismo, ou melhor, do seu derivado metabólico, a di-hidrotestotesterona (DHT), que age diretamente nos receptores androgênicos existentes no folículo piloso, fazendo-o cair.

tO indicado é consultar um médico dermatologista para diagnosticar as causas da queda de cabelo e identificar se houve perda definitiva ou não do folículo piloso.

Medicamentos e tônicos para crescer cabelo

É muito comum que homens façam uso de medicamentos como minoxidil e finasterida, não apenas para o crescimento de cabelo, mas também para aumentar o volume da barba. Porém, após a queda definitiva dos fios, ou seja, quando os folículos capilares não passam mais pela fase anágena, o uso dessas substâncias não surte efeito no controle da queda.

Quais os tratamentos para a queda definitiva de cabelo?

Nos casos em que não é possível estimular o crescimento dos fios com o uso de medicamentos, indica-se o transplante capilar pela técnica FUE (Follicular Unit Extraction), cirurgia que utiliza fios de cabelo saudáveis do próprio paciente para ?cobrir? regiões afetadas pela calvície. O resultado da cirurgia é permanente, ou seja, o cabelo não volta a cair. E como os fios transplantados são do próprio paciente, não se corre o risco de haver rejeição.

A equipe da nossa clínica realiza implante capilar através da técnica FUE. Agende sua avaliação.