Quando procurar um especialista em cabelo?
Homens e mulheres podem se deparar, em algum momento da vida, com a necessidade de procurar um tricologista, profissional mais conhecido como especialista em cabelo.
O tricologista é um médico dermatologista que fez especialização em manter a saúde do couro cabeludo e das fibras capilares. Ele quem irá identificar as causas e indicar o melhor tratamento para os problemas relacionados aos fios, e ao couro cabeludo. Em alguns casos, quando os problemas capilares têm origem hormonal, o tricologista pode trabalhar em conjunto com ginecologistas ou endocrinologistas para um diagnóstico mais preciso.
Conheça a seguir alguns sinais ?cabeludos? que indicam a necessidade de procurar um especialista em cabelo:
Infecções e inflamações
As inflamações no couro cabeludo têm diferentes causas e, consequentemente, diferentes diagnósticos. Os principais sintomas são coceira, vermelhidão e desconforto ao pentear o cabelo. Em alguns casos, a inflamação não é visível a olho nu, obrigando o médico a analisar a ajuda de um equipamento similar a um microscópio. Geralmente, o quadro inflamatório do couro cabeludo é sinal de problemas como dermatite seborreica ? a famosa caspa ?, foliculite e psoríase.
As infecções no couro cabeludo costumam ser notadas quando a região começa a descamar e os fios se quebram próximo à raiz. Elas surgem devido a proliferação de fungos. Popularmente chamado de micose, esse problema surge quando o fungo encontra um ambiente úmido e quente para se proliferar, como é caso de quem sua muito na cabeça ou tem o costume de dormir com o cabelo molhado. Quem tem infecção ou inflamação capilar pode sofrer com o enfraquecimento e a queda dos fios.
Oleosidade excessiva
Nosso cabelo produz uma quantidade natural de sebo, leia-se óleo, para mantê-lo naturalmente hidratado. Mas, em algumas pessoas, quando há oscilação hormonal, essa produção é excessiva, o que pode acabar prejudicando os fios, além de deixá-los com aspecto de sujo. Vale ressaltar que o uso de produtos inadequados para a limpeza e a manutenção do cabelo, assim como o abuso de banhos quentes, também pode desencadear a produção exagerada de sebo.
Entre os incômodos causados pela oleosidade estão o aparecimento de caspa e a queda de cabelo. O tricologista irá ajudar a identificar quais as causas desse problema e a melhor forma de solucioná-lo, que pode ser o uso de fórmulas especiais de xampu ou de loção.
Descamação e caspa
Nem todo caso de oleosidade excessiva leva à caspa, também chamada de dermatite seborreica, que nada mais é do que a descamação do couro cabeludo. E nem toda caspa está ligada à oleosidade dos fios. O surgimento da caspa pode estar ligado à uma série de fatores, como o uso de produtos errados para o tipo de cabelo, a falta de higienização, o uso excessivo de químicas capilar ? como escovas progressivas e alisamentos ?, o estresse e a oscilação hormonal. O próprio paciente consegue notar a presença do problema ao detectar floquinhos brancos sobre os fios ou caídos sobre a roupa, na região dos ombros. Para saber qual o melhor tratamento para cada caso, o médico tricologista irá investigar os hábitos do paciente e identificar a causa exata da dermatite seborreica.
Queda de cabelo
Essa é uma das queixas que mais incomodam os pacientes, já que, em quadros mais avançados, podem levar à calvície. Entretanto, a queda capilar pode se originar devido à presença de fungos e de bactérias no couro cabeludo, à má higienização dos fios, ao uso excessivo de cosméticos capilares que podem obstruir o bulbo e dificultar sua oxigenação ?, ao estresse e à oscilação hormonal. Nesses casos, a queda capilar costuma ser temporária e é possível reverter o quadro com a indicação do tratamento correto, que pode ser com o uso de medicamentos via oral ou de loções tópicas.
Há casos em que a queda capilar tem origem genética e pode deixar a pessoa calva total ou parcialmente. Enfim, costuma-se indicar o transpalante capilar pela técnica FUE, que implanta fios da área doadora na receptora para promover o crescimento de novas fibras capilares nessa região. O resultado é bastante eficiente e com aspecto similar ao do cabelo natural.
Não deixe de conhecer alguns mitos e verdades sobre o implante capilar.