Solução para a calvície masculina: implante capilar
Existe solução para a calvície masculina? A calvície masculina pode ser resultado de diferentes fatores, mas quase sempre ela está ligada ao fator genético: se o pai ou a mãe tem o gene da calvície, há 50% de chances de o filho sofrer com este problema. Mas a queda dos fios também pode ser fruto de estresse, má alimentação, uso de alguns medicamentos, entre outros. E, independentemente da sua origem, o incômodo da calvície pode ser driblado de forma eficaz com a ajuda de uma cirurgia plástica chamada microtransplante capilar FUE.
Popularmente conhecido como implante de cabelo, esse procedimento recupera a autoestima de homens e também de mulheres que se incomodam com a perda dos fios. Entenda, a seguir, como é feito o microtransplante capilar FUE e quais os cuidados no pré ao pós-operatório.
Preparação para o implante capilar
O implante capilar é indicado quando a queda dos fios já está estabilizada. Hoje, a técnica FUE (Follicular Unit Extraction) é mais utilizada por apresentar um resultado final muito bom, bastante similar ao do cabelo natural. Isso é possível porque o cirurgião plástico remove os folículos capilares, individualmente, para serem enxertados, depois, um a um.
Na primeira consulta com o paciente, o médico irá realizar a avaliação da área doadora, de onde serão retirados os fios que devem estar saudáveis para serem transplantados na área receptora.
Coleta das unidades foliculares
O microtransplante capilar FUE é realizado sob anestesia local associada com sedação oral ? o que permite que o paciente fique acordado e consciente durante todo o procedimento. São retiradas cerca de duas mil unidades de folículo piloso com 1, 2, 3 ou 4 fios em cada um delas ? da região posterior da cabeça, que é a área doadora, com a ajuda de um punch. Esse equipamento faz uma incisão circular, com cerca de um milímetro de diâmetro, ao redor do fio, chegando até o bulbo e possibilitando a sua remoção integralmente, sem danificar a raiz. Depois de retirados, os fios são mantidos hidratados em uma solução especial até serem implantados, de forma manual e artesanal, com o Implanter, um dispositivo que coloca fio por fio, na área receptora.
Marcação da área de implante
Para garantir a naturalidade do microtransplante capilar FUE, o cirurgião plástico define onde e como os fios serão implantados para que eles se harmonizem com o restante do cabelo e também com o formato do rosto do paciente. Geralmente, os fios são implantados seguindo a mesma direção de crescimento do cabelo natural. No topo da cabeça, os fios são implantados de forma circular para se criar o contorno da coroa.
Calvície Masculina após o Implante Capilar
Após a cirurgia, que demora cerca de sete horas para ser realizada, o paciente não precisa ficar internado e recebe alta para voltar para casa no mesmo dia. Os cuidados do pós-operatório são relativamente simples: manter a região operada bem higienizada e não expor a área aos raios solares durante um mês, em média. Não é necessário o uso de faixa pós-operatória depois do procedimento, o que evita o constrangimento do paciente andar pela rua com aqueles curativos brancos ao redor da cabeça.
Resultado do implante capilar e a Calvície Masculina
O resultado costuma aparecer, aproximadamente, seis meses após a cirurgia, tempo necessário para o crescimento do cabelo. E o efeito do microtransplante é bem próximo ao do natural, permitindo que o paciente use o corte de cabelo que desejar seja ele curto, longo, ou até mesmo, raspado.
Agora que você sabe como é feito o implante capilar, conheça mais sobre a técnica FUE em nossos artigos.