Implante: a solução para barba falhada
Muitos homens se queixam da barba falhada, que essas falhas são um empecilho para conquistar aquele visual tão desejado e que está na moda: o da barba farta. Para resolver o problema, alguns moçoilos acabam recorrendo a soluções que se apresentam de forma milagrosa, como óleos faciais, pílulas de vitaminas, spray de maquiagem… Mas, depois de algumas tentativas frustradas, chegam à conclusão de que a melhor maneira de resolver o problema é buscando a solução para a barba falhada com um especialista no assunto. E o cirurgião plástico entra aí!
Afinal de contas, uma das maneiras mais seguras e definitivas de acabar com as falhas da barba é com a ajuda do implante de barba, também conhecido como microenxerto capilar.
Mas, o que causa a barba falhada?
As falhas nos pelos do queixo e do pescoço podem ter diversas explicações. A primeira delas é a carga genética, que influencia na quantidade de pelos e cabelos de uma pessoa. Hábitos inconscientes, como o de puxar os pelos faciais, podem causar a alopecia por tração, já que de tanto arrancar os fios pela raiz, chega um momento em que eles não crescem mais. Outra possível causa da barba falhada é a alopecia areata, caracterizada pelo surgimento de áreas circulares sem pelos em qualquer região do corpo. Doenças de pele, como psoríase e dermatite atópica, também podem provocar a queda dos pelos faciais.
Todos esses possíveis causadores da barba falhada devem ser investigados de perto por um médico especialista, como o cirurgião plástico.
Como é a cirurgia de implante de barba?
O microenxerto capilar, popularmente chamado de implante de barba, é realizado da mesma maneira que o transplante capilar pela técnica FUE (Follicular Unit Extraction). Na consulta com o cirurgião plástico, ele irá avaliar os pelos que serão retirados para o enxerto e qual é a extensão da área que precisa receber esses fios. Geralmente, são utilizados os fios da barba da região do pescoço do próprio paciente. Se essa opção não for viável, é feita uma avaliação dos fios de cabelo.
Decidida a região de onde serão extraídos os pelos, o cirurgião plástico remove os folículos pilosos, um a um, com a ajuda de um equipamento que faz pequenas incisões circulares, com menos de 1 milímetro de diâmetro, ao redor dos fios. Dessa forma, é possível remover o fio integralmente, sem danificar sua raiz.
Depois de retirados, os fios são mantidos hidratados em uma solução especial até sua implantação, que é feita de forma manual e artesanal, com a ajuda do Implanter, um dispositivo que coloca fio por fio na área da barba que está falhada. O resultado na área implantada fica bem próximo ao natural. A cirurgia pode demorar cerca de 8 horas ? considerando-se o período de preparo, da cirurgia e do pós-operatório imediato ? e o paciente é liberado no mesmo dia.
O implante de barba funciona mesmo?
Sim, o implante funciona e é uma solução definitiva para a barba falhada, pois os pelos implantados não voltam a cair. O resultado da cirurgia fica bem próximo ao do aspecto natural da barba.
Para obter sucesso nesse procedimento, é essencial procurar um cirurgião plástico que domine a técnica FUE. Conheça mais sobre esse procedimento em nossa página institucional.