Aprenda como é formada a estrutura capilar
Liso, cacheado ou crespo. Independentemente do seu formato, o cabelo possui uma estrutura capilar bastante complexa e que é a chave para a saúde e a beleza dos fios. Entenda como é formada a estrutura capilar
A origem do cabelo começa no folículo capilar (ou piloso), localizado no couro cabeludo, e ele pode abrigar de 1 a 3 fios. Os folículos contam ainda com uma glândula sebácea, responsável por secretar um tipo de óleo para hidratar e impermeabilizar os fios. A estrutura capilar é regada por vasos sanguíneos que transportam nutrientes, oxigênio e água para a fabricação do cabelo.
Raio-x do fio de cabelo
Cada fio de cabelo conta com 3 partes: cutícula, córtex e medula. A cutícula é a parte mais externa, a que enxergamos. Ela é formada por várias camadas de escamas que se sobrepõem, formando uma espécie de capa protetora do fio. Quando as escamas estão fechadas, é sinal de que os fios estão saudáveis e hidratados, o que resultado em uma cabeleira brilhante e luminosa. Agora, quando as escamas estão abertas, a água e os nutrientes de seu interior acabam sendo eliminados e os fios ficam ressecados e sem vida, deixando o cabelo opaco e com um aspecto espigado. A ação nociva de produtos químicos, do sol, da poluição, do secador e da chapinha conseguem abrir as escamas da cutícula, expondo o córtex capilar.
O córtex é a parte intermediária do fio. Essa, talvez, seja a parte mais importante do cabelo, já que é onde se encontram praticamente todas as propriedades que ajudam a definir as características do fio, como formato (liso, crespo ou ondulado), cor e elasticidade. Segundo pesquisas, o córtex capilar é tão resistente que ele consegue se alongar até 30% sem sofrer grandes danos. Entretanto, assim como a cutícula, ele também pode sofrer com a ação de produtos químicos, secador e chapinha. Porém, a intensidade dos danos é muito maior e impedem a capacidade natural do córtex manter a hidratação do fio.
A medula é a terceira parte do fio e nem sempre está presente, o que é completamente normal. O canal da medula pode ser fragmentado ou, então, preenchido com queratina esponjosa. Estudos mais recentes indicam que sua função está no momento inicial de nascimento e crescimento do fio, indicando o seu caminho em direção ao poro de saída.
Como você acabou de aprender, o fio de cabelo possui uma estrutura capilar mais complexa do que parece e que engloba diferentes processos químicos para a produção de cada fibra capilar. Mas não podemos deixar de lembrar do importante papel do couro cabeludo. Ele precisa estar saudável e bem cuidado para oferecer o ambiente ideal para o desenvolvimento dos folículos pilosos e, consequentemente, o crescimento dos fios. Por isso, é essencial seguir alguns cuidados no dia a dia com o couro cabeludo, visando sua saúde e prevenindo o surgimento de problemas na região.
Agora você já sabe como é formada a estrutura capilar. Se deseja conhecer quais são as principais doenças que afetam o couro cabeludo e aprender como evitá-las, não deixe de ler o texto que preparamos sobre este assunto.
