Visagismo na prática: o que você precisa saber para começar
Engana-se quem pensa que o visagismo diz respeito apenas a análise do rosto, pois o trabalho do visagista vai muito além disso. É claro que o estudo começa na face, mas existe todo um conjunto que deve ser observado como maquiagem, cabelos e acessórios para que essa técnica seja empregada da maneira correta.
O primeiro passo do trabalho do visagista é conversar com o cliente para saber quais são suas queixas sobre o próprio visual e quais as expectativas que a pessoa tem: se quer uma aparência mais jovem, mais sensual, mais irreverente, confiante, entre outros. Após esse papo, o visagista começa a parte prática do trabalho, que é a de analisar as medidas do rosto, tonalidade da pele e do cabelo, assim como formato de sobrancelhas e, no caso de alguns homens, da barba e do bigode.
Neste texto, conheça os primeiros passos práticos que o visagista vai avaliar para começar seu trabalho.
Análise do rosto e das sobrancelhas
Nessa etapa do visagismo facial, leva-se em consideração medidas e formato do rosto e de cada ponto isolado, como olhos, testa, queixo e bochechas. Vale lembrar que a análise das proporções corporais é estudada com afinco desde que o pintor e cientista Leonardo Da Vinci desenhou o Homem Vitruviano, em 1490, durante o Renascimento, inspirando-se na obra De Architectura, do arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio, onde ele representa a figura do homem e suas proporções ideais, em perfeito equilíbrio, da cabeça aos pés.
Além das medidas faciais, há um ponto do rosto que merece ser estudado com atenção especial: as sobrancelhas. Essa porção de pelinhos que fica logo acima dos olhos tem a capacidade de mudar por completo a imagem de uma pessoa. Não à toa que nunca se falou tanto sobre os supercílios e as diversas técnicas que existem para valorizar essa área, como micropigmentação e implante de sobrancelha. E a escolha errada do seu desenho pode deixar a face sem harmonia, desvalorizando a beleza natural.
Formatos de rosto e de sobrancelhas
Veja a seguir quais são os formatos de rosto existentes e quais são as sobrancelhas que mais combinam com eles:
- Oval: harmonioso, esse tipo de rosto é bastante proporcional e simétrico. Costumam combinar com sobrancelhas arredondadas e levemente arqueadas.
- Quadrado: possui as linhas de comprimento e largura em dimensões aproximadas, com a mandíbula bem marcada. As sobrancelhas com traços suaves e arredondados dão um tom menos sisudo ao visual.
- Redondo: queixo e testa possuem tamanho equilibrado, mas as bochechas são bem realçadas. Sobrancelhas levemente arqueadas no centro ajudam a alongar um pouco o aspecto do rosto.
- Longo: os terços inferiores (mandíbula) e superiores (testa) do rosto possuem dimensões bastante semelhantes. Sobrancelhas retas ajudam a disfarçar o comprimento do rosto. Fuja das arqueadas, que dão a impressão da face ser mais longa ainda.
- Diamante: possui a linha capilar mais estreita, queixo pontiagudo e maçãs do rosto bem proeminentes. Aqui, a sugestão são sobrancelhas arredondadas, com arcos menos angulosos.
- Triangular: também conhecido como rosto coração, possui a área da testa e das bochechas mais largas e o queixo estreito. Os traços podem ser harmonizados com sobrancelhas arredondadas e levemente arqueadas.
Cuidados com as sobrancelhas
Quando a pessoa não nasceu com o formato que sobrancelha que mais lhe favorece, é possível dar uma forcinha à mãe natureza com algumas técnicas que ajudam a redefinir o design e corrigir as falhas dos supercílios. A pinça é o recurso mais utilizado por quem deseja fazer apenas pequenas mudanças na região, já que remove, por meio da tração de alguns fios.
A micropigmentação é uma espécie de tatuagem onde o especialista desenha os pelinhos da sobrancelha nas áreas desejadas, podendo alongá-la ou deixá-la mais espessa. O efeito é bastante próximo ao do natural e deve ser retocado anualmente, já que o pigmento utilizado desbota naturalmente ao longo do tempo. Já o microenxerto capilar é indicado para quem precisa arrumar falhas ou, até mesmo, refazer todo o desenho da sobrancelha com o implante de novos fios. Essa é a única técnica cujo resultado é definitivo.
O visagismo não se encerra nisso. Saiba também como o cabelo entra na equação dos visagistas.