Saiba como resolver a queda de cabelo causada pelo estresse

> Alopecia e Calvície > Saiba como resolver a queda de cabelo causada pelo estresse

A queda de cabelo causada pelo estresse é uma realidade entre muitos homens e mulheres. E o que a maioria deles não imagina, é que esse problema está diretamente ligado ao estresse que vai chegando devagarinho e minando a saúde da pessoa, afetando o crescimento natural dos fios. Mas, um ponto que deve ser levado em conta neste tipo de queda de cabelo, é que ele não chega a representar um quadro irreversível. Isso significa que se os folículos capilares e seus respectivos bulbos ainda estiverem saudáveis, é possível fazer com que voltem a fabricar novos fios de cabelo.

Entenda a seguir como a queda de cabelo causada pelo estresse acontece e como ela pode ser resolvida.

Como o estresse afeta o cabelo?

O estresse, assim como qualquer outra emoção, desencadeia uma série de processos químicos no nosso organismo, entre eles a liberação do hormônio cortisol. Quando ele se encontra em excesso no organismo, pode interferir na circulação sanguínea, prejudicando o envio de vitaminas e nutrientes para os folículos capilares, o que causa o interrompimento das fases de crescimento dos fios e a queda de cabelo.

O estresse pode dar origem a dois tipos de queda capilar: o eflúvio telógeno e a alopecia areata. O eflúvio telógeno costuma atingir mais as mulheres e se caracteriza pelo aumento da queda diária dos fios de cabelo, geralmente notada no momento de lavar e pentear o cabelo. Já a alopecia areata é uma doença inflamatória que pode afetar qualquer pessoa e a queda atinge não só o cabelo, como todos os pelos do corpo, originando áreas calvas em formas circulares.

Além da queda de cabelo, o estresse no organismo também pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo, a quebra dos fios e até provocar o aparecimento de cabelos brancos.

Solucionando a queda de cabelo por estresse

Resolver esse problema passa por uma série de cuidados com a saúde e também uma mudança dos hábitos diários. Geralmente, a queda de cabelo por estresse tende a cessar, e os fios voltam a crescer, assim que fatores emocionais ou traumáticos são controlados.

Uma boa alternativa para se livrar do estresse é reservar um momento do dia para praticar atividade física ou fazer meditação. Nos casos mais graves, é muito importante procurar a ajuda de um terapeuta ou de um psicólogo para a indicação do tratamento mais adequado.

Alguns hábitos também estressam o organismo, como o consumo de álcool, drogas e cigarros, principalmente no tocante a circulação sanguínea e distribuição de nutrientes necessários para o crescimento dos cabelos.

Tratamentos para a queda de cabelo

Nos casos em que a queda de cabelo persiste mesmo após o controle do estresse, é preciso procurar um médico dermatologista ou tricologista para que ele possa avaliar qual o tratamento mais indicado para o caso. Entre as técnicas existentes estão: prescrição de medicamentos via oral, mesoterapia capilar para a injeção de vitaminas e aminoácidos, terapia com laser de baixa potência, uso de loções tópicas e, nos quadros mais graves, cirurgia de transplante capilar.

Vale lembrar que a calvície pode ser causada por outros motivos e existem diversos tratamentos para o quadro. Conheça três soluções para evitar a queda de cabelo.