O que é Visagismo?

Curiosidades
> Curiosidades > O que é Visagismo?

O mercado da beleza está mais aquecido do que nunca. Isso porque, antigamente, apenas as mulheres se preocupavam com métodos para melhorar a aparência, no entanto, com o passar do tempo, os homens também começaram a se importar com os cuidados com o próprio visual. Você sabe o que é Visagismo?

Atualmente, a ala masculina representa uma boa parcela dos consumidores de cosméticos, tanto que muitas empresas desenvolveram linhas específicas para as necessidades desse público. Além disso, muitos homens também passaram a frequentar clínicas de estética e de cirurgia plástica em busca de alternativas para resolver incômodos com a própria imagem, a exemplo do excesso de gordura localizada ou barba falhada.

Beleza, apresentação e autoestima

Em meio a toda essa movimentação no universo da beleza, é natural que as pessoas busquem mais informações sobre os diversos assuntos que envolvem a área. E talvez seja por isso que muita gente tem se interessado pelo visagismo. A primeira impressão é a que fica, e o visagismo é justamente a arte de criar uma imagem pessoal que transmita a mensagem que a pessoa deseja passar através da sua aparência. 

Muitos profissionais do ramo da beleza desde cabeleireiros, coloristas, esteticistas e, até mesmo, dermatologistas e cirurgiões plásticos se utilizam das regras do visagismo para ajudar a definir o melhor visual para seus clientes. Seja na hora de optar por um novo corte de cabelo ou de fazer um implante de barba, por exemplo. E para chegar a esse conceito, os visagistas nome que recebem os especialistas nessa área vão muito além de analisar as medidas e proporções do rosto, eles observam se o look proposto se encaixa com a imagem que a pessoa deseja transmitir aos outros.

Visagismo: o que é isso, afinal?

O visagismo é a arte de criar a imagem de uma pessoa de acordo com suas características físicas e sociais, realçando os pontos que se deseja destacar na sua personalidade.

O maquiador francês Fernand Aubry foi quem primeiro usou a palavra visagismo derivada de visage (rosto, em francês) , em 1937, para designar essa técnica, que surgiu no boom da escola de arte Bauhaus (criada em 1918), que defendia que deve-se pensar para quem ou que a imagem serve, antes de pensar na questão estética. Por exemplo, de que adianta uma cadeira linda se ela é desconfortável e nada funcional Essa ideia foi empregada por Fernand Aubry no seu campo de atuação, cabelo e maquiagem: com o visual certo é possível conquistar uma imagem bela, harmoniosa e de encontro com a personalidade e funções da pessoa na sociedade.

Mas, afinal, como isso funciona?

O visagista tem a função de identificar os pontos fortes que merecem ser destacados e os pontos fracos que podem ser amenizados para garantir a harmonização facial. Com essas pequenas mudanças, aliadas ao gosto e ao estilo de vida de cada pessoa, é possível perceber uma melhora significativa no que diz respeito à beleza. O visagismo pode ser aplicado em qualquer pessoa, homens e mulheres, de qualquer idade.

Não deixe de ler o nosso artigo Visagismo na prática para conhecer melhor essas técnicas e os resultados obtidos.